2012 Threshold

Nas últimas décadas muitas pessoas ao redor do mundo estão se identificando com o fenômeno das formigas dançantes —formigas que andam em círculos até morrerem—. Veja alguns vídeos.

O Moinho de Formigas é um fenômeno bem conhecido pela ciência. O que desconhece-se ainda é por que muitos humanos —supostamente racionais— se identificam tanto com o fenômeno.

Acredita-se que este comportamento circular apresentado em humanos tenha raízes na superstição. Humanos seriam condicionados a repetir uma ação na espera de uma recompensa, as vezes imaginária.

Muitos humanos apenas imitam a ação de outro que obteve sucesso com determinada ação, por vezes fazendo-a por décadas sem obter qualquer resultado, ignorando argumentos racionais quanto a improdutividade de tal comportamento.

Alguns destes comportamentos são de auto-flagelação, um sacrifício contra-producente que não garante nenhuma recompensa, senão complacência de outros humanos que também o praticam sem sucesso.

O contra-intuitivo sucesso reprodutivo dos humanos que praticam o comportamento repetitivo só é possível graças a colaboração de partes independentes.

Indivíduos que praticam alguns desses comportamentos circulares tendem a agrupar-se, formar comunidades e segregar-se da civilização, garantindo assim que o comportamento não seja criticado por sua estupidez.

Comunidades segregadas tendem a ser territoriais e tentam fortalecer-se com mais integrantes, buscando poder e controle para então obliterar os adversários que não pertencem a ela.

Finalmente quando argumentação racional falha, partem para coerção, que ironicamente compromete a sobrevivência dos mais fracos.

One Response to 2012 Threshold

  1. Fortekz says:

    Esses insetos aí parecem os muçulmanos lá em Meca andando ao redor do Caaba.

Deixe um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: